Como perguntado na IV Expo Insetos na Educação NIG, fiz uma pesquisa sobre o mel de determinado tipo de abelha. A pergunta foi a seguinte: É verdade que existem abelhas que produzem um mel diferente que pode até curar doenças?
Para nossa surpresa, a resposta é sim. Mais uma vez o mundo dos insetos nos surpreende e demonstra que a sua variedade é realmente impressionante. As abelhas da subfamília Meliponinae são abelhas que não possuem ferrão e são muito menores do que as abelhas européias (Apis mellifera). Essas abelhas da subfamília Meliponinae produzem um mel que é mais ácido do que o mel produzido pela Apis mellifera que é o mel que normalmente conhecemos. Esse mel mais ácido acaba tendo uma eficiente ação bacteriana e é isso que faz com que essas abelhas produzam o mel da cura... Ele pode ser usado para tratar resfriados, gripes, infecções oculares e até doenças pulmonares... Impressionante não? Abaixo segue uma imagem da Apis mellifera que produz o mel comum e da Meliponinae que produz o mel curativo.
![]() |
Apis mellifera. © David Cappaert Photograph courtesy Fonte: http://tolweb.org/treehouses/?treehouse_id=4421 |
![]() |
Melipona quadrifasciata Fonte:http://ambientes.ambientebrasil.com.br/natural/abelhas/abelhas_indigenas_sem_ferrao.html |
Ótima matéria!
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluir